segunda-feira, 23 de novembro de 2015



SAPATINHOS VERMELHOS

Dançaras, e era o que ela fazia. Dançava calmamente até sentir seu sapato se transformar em um pesado coturno.

Vem Natan, senta aqui que já é quase meia noite e eu estou cansada de tanto tédio, as luzes de natal já enfeitam as ruas e finalmente posso calçar meus sapatos vermelhos diante do espelho enferrujado, já é tempo de esquecer as notícias da televisão, e enquanto a música toca rodopiar surda às salivas e suores alcoólicos dos homens que trago colados junto a meu rosto de batom apagado e que dançam em ritmos alternados, cada vez mais ousados, rápidos e sombrios dentro de mim.
  Vem Natan, e traz uma taça de vinho gelado para a gente tomar entre os intervalos desse baile imaginário, descansa seus pés determinados dentro dessa robusta bacia que eu coloquei no canto do salão e me deixe contemplar essas tatuagens de mariposas azuladas e esses poemas alados que você tem nos braços e que te mantém sempre longe do tumulto e da violência da multidão.  
 Vem e me deixa contemplar a delicadeza das suas veias, tocá-las, há sangue nos meus pés e esse sangue é da cor do sexo das mulheres na hora do parto, derrama vinho sobre eles, o vinho é a bebida do esquecimento e é preciso sempre esquecer Natan, das tâmaras que colhíamos dos nossos ventres, dos nossos passeios observando os gatos pelos telhados, do esforço do cavalo para ser cão, é preciso distinguir o verossímil do inventado e dormir com mil marinheiros para conseguir   arrancar a poesia da lama que escorre no chão.
Chegou o tempo das maçãs envernizadas, das intermináveis filas dos mercados, de recolher as folhas secas das ruas, chegou o tempo, aperta meus pés inchados para que eles voltem a se mexer pelo salão, passa a língua em câmera lenta pelos degraus das minhas vértebras e enquanto o silêncio ainda arranha o tédio dos corrimões e vamos nos trancar nus como os capricórnios dentro dos nossos calabouços para observarmos a manhã nascer delicada enquanto o mundo termina ao som de um romanceiro gitano repleto de fúria: tire meus sapatos vermelhos e apague a luz Natan, pegue seu bandolim e venha ver as constelações.

3 comentários:

  1. Eu me calo quando te leio... É muito visceral sua escrita!

    ResponderExcluir
  2. Vanessa, o Rubens jardim me enviou uns poemas seus que adorei. Susto gostoso ter encontrado tuas palavras. Ficarei de olho na magia de teu blog. Como posso saber mais sobre a Escola Livre de Literatura de Santo André? Sem esquecer: para que endereço postal posso encaminhar o meu livro ESPÓLIO? Abraço enorme do, Rubervam Du Nascimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rubervan, não sei se recebeu minha resposta anterior, desculpe a demora, sou atrapalhada com o tempo. Te enviei um convite no face, gostaria de receber seu livro. ABraços.

      Excluir